fechar

Título da Galeria

foto anterior proxima foto

00 / 00

Legenda

SUSTENTABILIDADE

Plano de atuação das áreas de Responsabilidade Social e Comunicação Interna

Em um mundo globalizado, em que os recursos naturais são finitos e as possibilidades de crescimento econômico parecem ser infinitas, o processo decisório deve considerar novos paradigmas. Ter Responsabilidade Social significa refletir sobre que rumo seguir, baseado no que é melhor para seus colaboradores e para a comunidade.
 
O Grupo Multiterminais compreende, aprova e incentiva a prática de ações sustentáveis em prol de um mundo melhor. Criamos e administramos projetos ambientais bem sucedidos, visando reduzir impactos ambientais. Acreditamos que projetos sociais estreitam relações com as comunidades em que atuamos, promovem cidadania e valorizam pessoas.
 
Temos como meta continuar expandindo nossos negócios, visando o equilíbrio entre os recursos naturais, os aspectos sociais e o crescimento econômico. O Grupo Multiterminais assume este compromisso com o mundo, com os nossos colaboradores, com os atuais e futuros clientes.

    • Central de Resíduos Sólidos
      Em 2008, a MultiRio construiu sua nova Central de Resíduos Sólidos; adquiriu uma prensa para otimizar a segregação dos resíduos recicláveis, armazenados na Central de Resíduos Sólidos, e passou a armazenar, temporariamente, os resíduos de banheiros, varreção e não recicláveis em uma compactadora.
       
      Tais medidas objetivaram otimizar e aumentar a capacidade de armazenagem de resíduos, reduzindo seus impactos ambientais indiretos, com o transporte desses resíduos para a destinação final. As quatro coletas semanais foram reduzidas para uma coleta a cada 20 dias.
    • Reutilização do Efluente de Lavagem de Equipamentos e Sanitários
      Em fevereiro de 2014 a MultiRio implementou o sistema de tratamento biológico, membrana filtrante e ozonização, para tratamento de efluente de lavagem de equipamentos e reuso. As vantagens desse sistema em comparação aos tradicionais sistemas físio-químicos é que, além de permitir a reutilização constante da água é que não é gerado lodo, o que elimina os impactos ambientais causados pelo transporte e destinação de resíduos perigosos para co-processamento.

      Em julho de 2014, a MultiRio implementou o sistema de tratamento via membrana filtrante, para complementar o tratamento biológico de fossa séptica com filtro anaeróbico, no armazém 21.

      O efluente é todo coletado na saída da fossa séptica e passa pelo sistema de membrana filtrante, onde são removidos a carga orgânica, sais, odores e coliformes fecais, possibilitando o reuso constante do efluente, para descarga em sanitários, irrigação de jardins e obras.

      Estes sistemas reduziram custos, consumo de água e geração de resíduos, beneficiando não só a empresa, mas também o meio ambiente. A redução média no consumo de água é de 1.500 M³ ano.
       
      Veja passo-a-passo do processo no vídeo: Projeto de Reuso de Água do Grupo Multiterminais
    • Compostagem in loco
      Em 2014 a MultiRio novamente foi o terminal pioneiro na redução dos impactos ambientais causados pela geração de resíduos oriundos de sobras de alimentos. Em abril deste ano implementou a compostagem in loco, após realizar quatros meses de experiência com um protótipo da nova tecnologia.
       
      Além da redução nas emissões de CO2, o composto (adubo) gerado internamente será reutilizado para adubar os jardins da empresa.
       
      Benefícios:
      - Reduz a utilização de aterros sanitários
      - Evita o descarte de resíduos orgânicos sem controle, o que pode causar doenças e impactos ambientais
      - Menor emissão de gases poluentes como dióxido de carbono e metano
      - Produz um excelente adubo orgânico
      - Menor utilização de fertilizantes químicos
      - Aumenta a possibilidade de reciclagem, pois os resíduos orgânicos são separados de todos os outros resíduos
      - Redução de emissões atmosféricas de gases do efeito estufa, devido ao processo de compostagem ser aeróbico.
       
      Veja passo-a-passo do processo no vídeo: Projeto de compostagem do Grupo Multiterminais
    • Redução do uso de copos descartáveis
      Em 2009 a MultiRio instalou bebedouros e distribuiu squeezes para os colaboradores com objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis na MultiRio e MultiCar consequentemente diminuindo o descarte de resíduos no meio ambiente, eliminar o risco de queda dos copos descartáveis ao mar, otimizar a limpeza e manutenção do pátio e cais da MultiRio e MultiCar e fornecer água gelada para consumo dos colaboradores envolvidos nas operações de navio.
    • Navis Prime Route
      Uma das principais medidas adotadas pela MultiRio para reduzir o consumo de óleo diesel em suas operações foi o investimento em sistema Navis PrimeRoute, que entrou em operação em outubro de 2010, com o objetivo de otimizar a atividade de movimentação de contêineres realizada pelas carretas através da identificação daquela que está mais próxima da carga a ser movimentada, reduzindo com isso, o consumo de óleo diesel.
    • Coleta Seletiva
      Em 2006, a MultiRio deu início à coleta seletiva, instalando coletores específicos para resíduos gerados nas salas, refeitório, pátio, armazéns e oficina. Desde então, mais de 1.800 árvores e 4 piscinas olímpicas de água potável foram poupadas levando em consideração somente a reciclagem de papel.
    • Compostagem
      Em 2010, a MultiRio foi a pioneira no setor portuário na destinação dos resíduos de sobras de alimentos para a compostagem externa. Em novembro de 2013 novamente inovou implementando a compostagem in loco (Compostagem Acelerada).
       
      Diferente dos processos de compostagem convencionais, esta tecnologia se apresenta como uma solução ambiental diferenciada, pela sua capacidade de tratar os resíduos orgânicos em menor tempo (24 horas) e sem causar odores e chorumes.
       
      Com a compostagem in loco, a MultiRio deixará de destinar para compostagem externa cerca de 122 toneladas anuais de sobras de alimentos. Com isso deixará de emitir em média 15 toneladas de CO2, com a não contratação de transporte, para destinação externa.
       
      Além dos benefícios citados acima, a empresa reduz custos, poluição atmosférica e o composto (adubo) gerado internamente será reutilizado para adubar os jardins da empresa.
    • Armazém 5 da Unidade Resende
      O armazém 5, com 8.000 m2 de área útil, parte do complexo Multiterminais Resende, foi projetado e construído dentro dos mais atuais conceitos de sustentabilidade. Para o uso racional de água foi projetado um sistema de captação de águas da chuva que permite a coleta e o armazenamento. Esta água é utilizada na rede pressurizada do sistema de combate a incêndios, na rede sanitária dos banheiros e nos pontos de coleta de água para limpeza. Outro destaque deste sistema é o uso de telhas transparentes que permitem alto índice de iluminação natural e manutenção da temperatura dentro da área do armazém resultando em economia significativa de energia elétrica.
    • Portainers e RGTs elétricos
      Os novos portainers do terminal de contêineres MultiRio são do tipo STS (ship-to-shore crane) e apresentam o sistema Tandem "Single-Hoist", que lhes permite movimentar simultaneamente dois contêineres de 40 pés ou quatro de 20. Tais equipamentos não utilizam combustível fóssil em suas operações e vão ajudar a companhia a aumentar a quantidade de movimentos por hora.

      Além dos portainers, a Multiterminais adquiriu 06 RTGs (Rubber Tyred Gantry) que movimentam e armazenam os contêineres no pátio do terminal. Focados em sustentabilidade, esses RTGs possuem um sistema desenvolvido pela Siemens, inédito na América do Sul, e não utilizam combustíveis fósseis em suas operações. Esta solução tecnológica sustentável reduz toneladas de emissões de gases que agravam o efeito estufa.
    • Educação para o Futuro – Reforço Escolar
      Reforço Escolar desenvolvido pela Multiterminais e parceiros, para atender as necessidades de 50 alunos da Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas que estavam defasados com relação ao conteúdo de suas turmas regulares. Por três meses aconteceram aulas de Matemática, Português e Teatro.
    • Porto Tamanho Família
      Em Outubro é comemorado o Dia das Crianças, mas na Multiterminais, a festa dura o mês inteiro. O Porto Tamanho Família promove a integração da família dos colaboradores com a empresa para que estes conheçam um pouco da rotina de trabalho de seus pais, através de uma tarde prazerosa de visita ao terminal, lanche, teatro e brindes. As comunidades em que estamos inseridos também participam através das escolas municipais da região.
    • Porto Solidário
      No final de cada ano, a Multiterminais escolhe uma instituição localizada em uma das regiões em que está presente e incentiva seus colaboradores a fazer a diferença para alguém. O objetivo é sensibilizar, mobilizar e integrar toda a empresa na arrecadação de donativos. A ideia é ajudar sem fronteiras, ir além do que conseguiríamos fazer individualmente. A Multiterminais dobra a quantidade arrecadada e faz a cerimônia de entrega das doações no local previamente escolhido.
    • Rio H2K – Núcleo Caju
      O Rio H2K fortalece a formação de novos dançarinos e a difusão da cultura urbana, através de seus desdobramentos anuais. O Projeto Social desenvolvido no Caju para 30 alunos da rede pública – em parceria com a empresa Multiterminais - disponibiliza a diferentes indivíduos a oportunidade de participar de todo o processo de construção das atividades do festival, democratizando o acesso e fomentando a cultura local.
    • Estrada Cultural – Orquestra de Flautas e Violinos
      O núcleo do projeto Estrada Cultural na Comunidade do Caju, iniciou em abril de 2013, com patrocínio da Multiterminais. Acontece na escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, onde atende 70 alunos, que estão se familiarizando com a música clássica através do instrumento de flauta doce e violino. O objetivo é oferecer uma oportunidade real de mudança de vida para crianças que vivem em áreas de risco social.
    • Workshop de Fotografia com o Instituto Thomie Ohtake
      A Multiterminais, em parceira com a E. M. Marechal Espiridião Rosas e o Instituto Thomie Ohtake, já realizou um workshop de fotografia com o 5º ano da escola. A programação começou com uma aula teórica, seguida de uma exploração fotográfica e encerrando com um almoço de confraternização. As fotos dos alunos viraram uma exposição itinerante que circularam pelas unidades do Grupo Multiterminais e no bairro do Caju. Parte deste trabalho está na galeria de fotos deste site.
    • Hospital Pequeno Príncipe
      Fazemos doações contínuas para o hospital Pequeno Príncipe através do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O Complexo Pequeno Príncipe é formado pela Faculdade, Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Para manter os serviços hospitalares prestados em sua maioria a paciente dos SUS, a instituição conta com a colaboração da sociedade.
    • Multi Escola em Ação
      A Multiterminais entende a importância do desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários. Por isso, desde 2006, oferece ensino gratuito e de qualidade. Através deste projeto, os interessados têm oportunidade de concluir o ensino fundamental e dar continuidade aos estudos do Ensino Médio.
    • Colônia de Férias D. João VI
      Para a Multiterminais, férias escolares é sinônimo de diversão e aprendizado. Por isso, este projeto proporciona a prática orientada de atividades recreativas, desportivas, culturais e artísticas, para ocupar o tempo ocioso de aproximadamente 350 crianças da comunidade do Caju.
Envie sua sugestão

Envie uma sugestão de projeto que possa ser aplicado em uma de nossas unidades ou para as comunidades em que estamos presentes.

entre em contato

fotos e vídeos

Ver galeria completa

estudos de caso

Ver todos os estudos
  • Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

    Leia mais
  • Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

    O processo logístico, desde a importação de peças, até a entrega na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de fora foi feita pela ALB. A ALB é uma Joint Venture entre a Multiterminais e a Schenker International, um dos maiores "freight forwarders" do mundo.

    Leia mais

últimas notícias

Ver todas as notícias
  • 04jan/17
    Confira os horários de funcionamento do Terminal MultiRio no Carnaval

    Veja os horários de operação durante os feriados....

    Leia mais
  • 25nov/16
    Conheça o Terminal Intermodal da Multiterminais em Itatiaia

    Inaugurado em Julho, o Terminal Intermodal PortoVale já...

    Leia mais
  • 15jun/16
    Novo serviço de pesagem "VGM" será oferecido a partir de primeiro de julho

    Veja os procedimentos a serem adotados pelo Terminal Mu...

    Leia mais