Foi publicada no Diário oficial da União, Seção 1, a Resolução nº 2.184-ANTAQ, a autorização para a implementação do projeto de expansão no Porto do Rio de Janeiro do Terminal de Contêineres MultiRio e Terminal de Veículos MultiCar.
O objetivo do Grupo Multiterminais é habilitar o porto carioca para receber embarcações de 300 a 347 metros de comprimento, os "Super Post Panamax" de 5ª geração, que poderão aportar na costa leste sul-americana a partir do final deste ano. Para isso, o termo aditivo aprovado pela ANTAQ faz a previsão da ampliação de 400 metros para cada um dos dois berços existentes, o que vai aumentar a capacidade operacional do terminal para 1.000.000 teu/ano.
O investimento previsto para o projeto de expansão é de aproximadamente R$ 500 milhões e o ajuste nos contratos da MultiRio e MultiCar também prevê melhorias no terminal roll-on roll-off do porto. Será construído um edifício garagem que vai aumentar a capacidade de movimentação para 326.000 veículos por ano.
O ajuste também foi necessário para prorrogar o contrato da MultiRio. Isso porque não há possibilidade de amortização dos novos investimentos, durante o prazo de vigência do atual contrato.
Foi acolhida ainda na Resolução, pela Diretoria da Agência, a proposta da CDRJ para os novos valores das outorgas dos contratos de arrendamento celebrados com as empresas MultiCar e MultiRio.