Quem vai ao cinema para assistir um filme exibido na telona não imagina o trabalho e a quantidade de profissionais envolvidos no processo de produção daquela história.
Durante este mês de novembro, um grupo de alunos da E.M.M. Espiridião Rosas estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco desta realidade com a equipe do documentário Praia, que será lançado no ano que vem, e estão criando seus próprios curta-metragens.
Duas vezes por semana eles participam de oficinas que funcionam da seguinte maneira: no primeiro encontro eles aprendem sobre a teoria do processo de realização de um filme (as etapas, as profissões e etc), conhecem os equipamentos de filmagem e som e desenvolvem o roteiro de um curta-metragem para a aula seguinte. Os próprios alunos escolhem o gênero do filme e coletivamente criam a história. Eles são responsáveis por tudo: atuação, câmera, som, arte. O primeiro filme criado foi de terror, sobre uma sala mal assombrada!
No dia 27 de novembro será realizada a projeção dos curta-metragens produzidos, além de um pequeno documentário que os cineastas Isabel Castro e Guilherme Hoffmann criaram a partir do material filmado nos primeiros dias de oficina. Os participantes e famílias ganharão um DVD com todos os filmes produzidos no projeto.